O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 28 de abril de 2013

Ainda sobre Malco Heresiano: Eu tentei, mas...

Um dia desses resolvi ouvir uma pregação do pastor Malco Heresiano, dentre as  que já  havia ouvido. Escolhi o tema “2000 metros em 2000 anos”. Não que eu tenha imaginado que a pregação iria me edificar, uma vez que aprendo milhões de vezes mais ouvindo a palavra explanada por pastores que prezam de verdade pela Palavra. Mas é que eu tenho visto e ouvido tantas críticas sobre o aludido pastor, que minha intenção era me convencer de que ele não é tão ruim como falam.
A palavra começa e lá vem aquela avalanche de clichês pentecostais batidaços e frases típicas de animadores de auditório. O amado preletor aproveita para dar aquela babada básica no anfitrião e, como de costume, enche a bola da turma do reteté, dos adeptos da teologia do “cai-cai” e do assopro. Considera-os a “melhor bolacha do pacote”, a “última coca-cola do deserto”. Falta afirmar explicitamente (embora esteja nas entrelinhas) que só há salvação em meio ao "reteté".
Não esqueçamos da famigerada angelolatria de praxe, essas coisas do tipo “quero oito serafins nesse lugar, dois serafins nessa tribuna, mais dois aqui, e blá blá blá...”
Destaco algumas das frases que mais me chamaram a atenção (em vermelho, minhas observações):

1 – “... descobri que nasci pra ser extraordinário...” (humildade é isso aí...);

2 – “... a estrela de Estevão gritando ‘eis que vejo os céus abertos e o Filho do SENHOR tá assentado lá!!!” (digníssimo D.D., de acordo com Atos 7.56, Estevão viu “os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus”);

3 – sobre a igreja primitiva, afirmou que “(...) os crentes eram tão cheios do Espírito Santo que pegavam o diabo pelo chifre e esfregavam o focinho dele no chão, e ainda amarravam dois demônios para expulsar no outro dia.” (???);

4 – “(...) há alguns anos atrás eu estava no Brasil e, uma vez ligando a TV, quem aparece (...)? Bispo Macedo atrás de uma grade com a Bíblia aberta (...) o Espírito Santo me falou: ‘Eis um mártir vivo’ (...)” (1º: o Espírito Santo me falou???; 2º: Edir, um mártir? Conta outra...);

5 – “ô língua de aço, boca de ferro, adore a Jesuuuuuuuussss!!!!” (é a simpatia em pessoa...);

6 – “(...) o justo viverá da fé. Não precisa muita coisa, não precisa ser rico (...), não precisa ter o cabelo liso e não precisa usar roupa de grife (...)” (quem te viu e quem te vê...);

7 – “(...) Martinho Lutero pregou isso e conseguiu uma multidão de pessoas no século XV (...)”. (como sabemos, a Reforma Protestante teve início no século XVI).

Resumo da ópera: bem que eu tentei crer que tudo o que falam e escrevem de negativo a respeito de Malco Heresiano é mentira.
Mas não deu. É tudo verdade.

(Texto escrito em 2009)

Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.