O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 2 de fevereiro de 2013

O emblemático caso da mulher curada do fluxo de sangue

"A mulher que tinha um fluxo de sangue". Eis um dos episódios mais emblemáticos das Escrituras. A passagem bíblica em questão é narradas nos três evangelhos chamados sinóticos. Mateus o explana utilizando-se de apenas três versículos, enquanto Marcos o disseca em dez, com maior riqueza de detalhes. Já Lucas descreve o fato em oito versículos. Como em todas as passagens paralelas dos evangelhos, os escritores não se contradizem, mas sim se complementam.
Assim, enquanto um evangelista afirma que a mulher se aproximou de Jesus tremendo, outro afirma que ela se aproximou temendo e tremendo. Enquanto para um as palavras que Jesus dirigiu a ela foram "vai em paz", para outro foram "vai em paz e sê curada deste teu mal". Enquanto um evangelista descreve que a protagonista "gastara com os médicos todos os seus haveres e por nenhum pudera ser curada", outro acrescenta "nada lhe aproveitando isso, antes, indo a pior".
À luz da Lei, sabemos que aquela mulher vivia constantes "dias de separação", ou seja, devido à sua enfermidade era considerada imunda, estando portanto privada do convívio familiar, religioso e social, discriminada em todos os âmbitos de sua existência.
Não sabemos ao certo qual era o problema daquela pobre mulher: podia se tratar de um tumor fibroso, de uma infecção aguda, de um distúrbio hormonal, etc., problemas que poderiam facilmente ser diagnosticados e curados hoje, mas não no Oriente Médio de dois mil anos atrás.
No entanto lembremos que, como para o caso em apreço, hoje em dia enfrentamos situações cuja solução se encontra tão somente em Jesus.
Dali extraímos as seguintes aplicações práticas:
1) Jesus restaura a dignidade humana. Outrora discriminada, após a cura a mulher foi novamente integrada à sociedade. Passou a poder andar novamente de cabeça erguida, a abraçar os seus, a transitar livremente sem medo e sem receio em meio a todos. Quantos hoje, à semelhança da aludida personagem , tem sido reintegrados à sociedade mediante o toque curador de Jesus!
2) Não queira resolver tudo com sua próprias forças. Ela tentou, intentou, gastou e se desgastou, mas só encontrou a solução ao buscá-la no Mestre.
3) Nunca perca a esperança, mesmo que seu problema se arraste há doze anos como o daquela mulher. Ela não perdeu, entregou tudo nas mãos de Deus.
4) Não perca a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus.
5) Busque a Deus intensamente, como o fez a sofredora em tela, independente do que vão dizer ou pensar a seu respeito. Não se preocupe com o que os homens pensarão a seu respeito, mas sim com aquilo que Deus pensa sobre você.
6) Embora soubesse quem o havia tocado, Jesus perguntou "Quem me tocou?", com o objetivo de tornar público aquele ato de fé.
Por fim, ressalto que a mulher do texto em questão é a única nas Escrituras que foi chamada de "filha" pelo Mestre, aquele que veio ao mundo como "unigênito" de Deus, mas que ressuscitou como o "primogênito" de Deus, uma vez que, "a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem em seu nome" (Jo 1.12).
Deus abençoe sua vida.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

(Esboço da mensagem pregada em 20 de junho de 2012, quarta-feira, na I.E. Assembleia de Deus - Ministério de Santos - Rua Pica-pau n.º 100, Jardim Gaivotas, Caraguatatuba/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.