O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 18 de setembro de 2010

Sinceridade ou hipocrisia: de que lado você está?

Inicio o presente texto deixando consignada breve explanação acerca do significado da palavra “sincera”, de onde derivam “sincero” e “sinceridade”. Conta-se que os romanos tinham por costume fabricar certos vasos de um tipo especial de cera. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, podia-se distinguir um objeto, qualquer que fosse, que estivesse colocado dentro do vaso. Para o vaso, assim fino e límpido, dizia-se que, de tão lindo, parecia que aquele vaso não tinha cera. Eis aí a origem da palavra (ou uma das versões): "sine cera", que quer dizer "sem cera", uma qualidade de vaso fino, delicado, que deixava ver através de suas paredes. Da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.
Hoje, dizemos que é sincero aquele que é franco, leal, verdadeiro que não oculta, que não se utiliza de disfarces ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa transparecer, através de suas palavras e atitudes, os sublimes sentimentos de seu coração. Ou, citando o Livro dos livros, da abundância do seu coração, fala a boca. 
Partindo para o significado de hipocrisia...
Nas páginas sagradas encontramos Nosso Senhor chamando todos os tipos de pessoas, indiscriminadamente, ao arrependimento e, por conseguinte, a se assentarem à sua mesa: ladrões, publicanos, prostitutas, e assim por diante.
Só vemos uma classe de pessoas que, de certa forma, Ele censurou, repreendendo: os hipócritas, à época representados pelos fariseus. Ou seja: os falsos, os fingidos, aqueles que se preocupam em demonstrar uma santidade exterior, mas cujo coração está longe dos ditames de Deus. Que limpam o exterior do copo e do prato, mas deixam o interior cheio de rapina e de iniquidade (Mt 23.25). Que se assemelham aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia (Mt 23.27).
Aconteça o que acontecer, seja sempre sincero. Tenha íntegro seu caráter. Seja a sua palavra sim, sim e não, não. Sempre. Lembre-se que importa agradar a Deus, e não aos homens. 
Deus abençoe sua vida.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.