O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Enquanto a religião é ópio, Jesus Cristo é bálsamo...

Vivemos num mundo religioso ao extremo. Todos, de alguma forma procuram se apegar a uma divindade na expectativa de obter dias melhores ou, ao menos, dias mais amenos. Dias menos ruins que os de outrora, que os anteriormente vividos. Ou seja, esperam obter, proveniente de um deus ou de deuses, uma vida melhor.
Mas o que é, afinal, religião? Etimologicamente falando, encontramos sua raiz na palavra religare, proveniente do latim, cuja tradução literal é “religar”. Isso nos dá a ideia de que religião é uma forma de o homem se religar com seu Criador.
Segundo os dicionários, religião é a "crença na existência de força ou forças sobrenaturais; manifestação de tal crença pela doutrina e ritual próprios".
Para Karl Marx a religião é o ópio do povo, célebre afirmação contida em sua obra “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, publicada em 1844. Antes de tal assertiva, afirma que “(...) a religião é de fato a autoconsciência e o sentimento de si do homem, que ou não se encontrou ainda ou voltou a se perder”. Ao menos nisso, devo concordar com o aludido filósofo ateu. Isso porque entendo que, de fato, religião é o refúgio das pessoas que ainda não se encontraram, justamente porque ainda não encontraram Cristo. Como afirmou Agostinho: "Oh, Deus! Inquieto bate o meu coração até que possa descansar em Ti". Ou Dostoiévsky: "O coração do homem tem um vazio do tamanho de Deus"
Um dos hinos da harpa cristã define, em suas entrelinhas e à maneira do compositor sacro, o que é a religião: “(...) meios de salvar-se inventa: clama, roga em seu favor a supostos mediadores (...)”.
Religião é uma tentativa vã de se decodificar o mundo, ou os mundos, e tudo o que neles há. Digo os mundos porque nada escapa de tais decodificações, sejam as coisas tangíveis, sejam as intangíveis: o homem, os elementos da natureza, os planetas, os céus, a alma, o bem, o mal, os anjos e, pasmem, até Deus! Sim, a religião tenta definir até mesmo Deus. Ou seja, tentam definir o indefinível. Fala-se de Deus como se Deus fosse algo de que se pode falar. Mas Deus transcende a tudo. Se consegue-se definir um deus, não é Deus. Deus ultrapassa todo e qualquer entendimento humano. Nunca nessa vida conseguiremos entender Deus em sua plenitude.
Religião é o homem tentando se aproximar de Deus por seus próprios méritos. Em vão. Nunca conseguirá.
Mas Deus providenciou uma forma de nos religarmos a Ele, ao entregar Seu Filho Jesus para o Sacrifício Perfeito. Para morrer substitutivamente uma morte que eu e você merecíamos.
Enquanto Jesus nos alivia (Mt 11.28), a religião impõe pesados fardos. Enquanto Jesus traz paz, a religião traz obrigações. Enquanto Jesus quer nossa sinceridade, a religião quer sacrifícios. Enquanto Jesus dá perdão, a religião aponta e condena. Enquanto Jesus olha para o coração, para o interior, a religião demonstra uma incrível preocupação com o exterior. Enquanto Jesus fala conosco com Sua terna voz, a religião apresenta incontáveis dogmas, regras, regulamentos. Enquanto Jesus, que é Deus, nos apresenta Seus mandamentos e não coage ninguém a obedecê-los, a religião tenta forçar a obediência a mandamentos elaborados por homens.
Por essas e outras estou cada vez mais convicto das verdades bíblicas e, por conseguinte, a cada dia tenho mais aversão a religião. Definitivamente: de religião eu quero é distância. 
Mais Jesus, menos religião!
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

7 comentários:

  1. Ótimo texto meu querido! Que Deus possa levantar na nossa geração mais homens com tal discernimento, pois precisamos mais que nunca reencontrarmos a verdadeira fé em Cristo, aparte dos dogmatismos religiosos frios e travados que muitos têm absorvido.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Dessart
    Muito obrigado pelo carinho e apoio de sempre.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Aos irmãos do estilojovem
    Agradeço pelo apoio...
    Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabens pelo texto de fato.
    Temos que ter emm mente que Uma vida sem religião é como um barco sem leme como disse nosso eterno Mahatma Gandhi .
    Dr. Anthony Mohammad - Teologo universal

    ResponderExcluir
  5. realmente muitto bom o seu texto.Naõ sou doutor em letra ou matéria alguma tenho apenas estudo fundamental e a minha fé nas obras do Senhor o nosso criador,mas tirando as palavras que não entendi de dentro para fora espiritualmente falando, senti muito agradavel o comentario que vc fala abaixo do filósofo, Mas que todos concordemos que religião pura e imaculada para Deus é que tenhamos ardente amor pelo proximo assim como que para nós mesmos.unico ensinamento que se iguala ao maior dos mandamentos =adorai somente o senhor teu Deus e só a ele serviras. Parabens pra vc e a paz do senhor seja sempre com tigo amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém... Deus abençoe sua vida. Grato pela visita e pelas palavras.

      Excluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.