O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A expressão "não temas" na Bíblia: 365 vezes. Tem certeza???


Desde minha conversão, tenho ouvido por incontáveis vezes a assertiva de que, nas páginas da Bíblia Sagrada, encontramos 365 vezes a expressão “não temas”, uma para cada dia do ano. Alguns vão mais longe e afirmam que há, na verdade 366 vezes, sobrando uma para o caso do ano bissexto.
Recentemente o Pr. Altair Germano publicou em seu excelente blog uma postagem acerca do assunto. Segundo o Pr. Altair (e temos que ser concordes), tal afirmação está inserida na “Síndrome do Papagaio”. Motivado por tal postagem, resolvi contar. Resultado: a expressão em tela é utilizada bem menos que 365 vezes. 58, para ser mais exato. Utilizando a versão Almeida Revista e Corrigida, pesquisei ainda expressões similares. Apresento abaixo o resultado:
- não temas: 58; 
- não temais: 35;
- não temereis: 6;
- não temerás: 6;
- não temerei: 5;
- não temerá: 5;
- não os temais: 4;
- não os temas: 3;
- não tenhais medo: 2;
- não tenhas temor: 2;
- nada temas: 1.
Ou seja, forçando a barra encontramos um total de 127 vezes. Quase 1/3 da quantia tão apregoada. Doravante, não se deixe ser acometido pela “Síndrome do Papagaio”! E, na dúvida, conte também...
No entanto, o mais importante é que, independente da quantidade de ocasiões em que a aludida expressão apareça nas Escrituras, o cuidado de Deus para com nossas vidas é diário.  E Ele nos diz a todo instante: "não temas". Isso é fato. Amém?
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

18 comentários:

  1. Muito esclarecedor, também já ouvi muito os irmãos falarem muito isso, são os chamados jargões prontos, Bíblia que é bom, nequinha!!!
    Parabéns pelo blog, continue a expor assuntos interessantes sempre.
    Deus te abençoe poderosamente.
    Alisson Nascimento
    Visite meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Amé, prezado Alisson. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    já ouvi dizer que existem 365 vezes formas DIFERENTES na biblia de Deus nos falando para não termos medo.
    Bom eu não sai procurando todas e contando mais creio que ele disse inumeras vezes e que isso basta neh .
    se apenas falasse uma vez,ela serveria para todos os diaas pois su palavra se renova a cada manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,verdade o sentido é passar a mensagem.Que devemos confiar no SENHOR todos os dias,pois quando abrimos a Bíblia sempre encontramos a certeza do amor de DEUS em sua divina SABEDORIA.

      Excluir
    2. Concordo planamente muito esclarecedor, e como erro teológico não se perdoa e sim se ensina gostaria de dizer ao nosso colega "Anonimo" que a palavra do Senhor não se renova, é outro jargão muito usado por ai, pois o que precisa de renovação é o que esta ficando velho,e a palavra de Deus não fica velha, a palavra de Deus permanece eternamente (1 Pe 1.26) O que se renova a cada dia são as misericórdia do Senhor (Lm 3.213) pois ela sim precisam ser renovada todos os dias na nossa vida agora a Palavra de Deus não precisa de renovação ela é sempre nova! Deus abençoe pelo Post.

      Excluir
    3. Muitos pregadores dão 100℅ de certeza que é 365 vezes mas agora aprendi que não é

      Excluir
  4. A ciencia mais uma vez querendo-se mostrar atenta. E como ela se atem a cada detalhe, nao? O que importa sim, eh o significado da mensagem.
    Nao tenhas medo, Deus esta contigo.

    ResponderExcluir
  5. 365 vezes de formas DIFERENTES na biblia Deus nos falando para não termos medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra "Não Temas, não existe 366 vezes na Biblia, isto é uma mentira, que os papagaios crentes ficam repetindo! veja quantas vezes esta palavra aparece nas escrituras.
      aparece 97 vezes:
      * não temais = 35 vezes
      * não o temais = 2 vezes
      * não temas = 58 vezes
      * não os temas = 1 vez
      * nem temas = 1 vez

      A estória de ter uma expressão “não temas” para cada dia do ano, como alguns afirmam, parecia tão boa, podem afirmar alguns. Minha intenção não é trazer desesperança ao coração de ninguém. Ao contrário, meu desejo é reafirmar as promessas e bênçãos de Deus para a vida daqueles que o servem com coração sincero.

      Excluir
  6. Amados, muitos erram por não examinaminarem as escrituras...Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de sua resposta, pois esta pergunta ainda nos dias de hoje anda a nos confrontar quando dizemos que isto não existe de fato na palavra, apregoado por várias pessoas que se dizem ser de Deus. Mas uma coisa é certa, o Senhor nos diz todos os dias para não temermos o mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita e pelo comentário, Cleonildo. Deus abençoe sua vida.

      Excluir
  8. Na realidade ela aparece 8104 vezes na biblia.

    http://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=n%C3%A3o+temas

    ResponderExcluir
  9. Há um tempo procurei esclarecer esta dúvida e realmente não achei nenhum estudo ou listagem das 365 referências bíblicas que possa embasar essa afirmação de ter essa quantidade. É claro que tendo ou não isso não altera em nada no fato que não devemos temer ou não crer no agir de Deus (seja no silêncio), mas a questão é essa necessidade de dizer que são 365. E se fosse menos? Deus deixaria de nos consolar para não temermos as circunstâncias por não ter afirmações suficientes para o ano? De modo algum! Acho que isso recai mais numa numerologia supersticiosa do que numa ilustração propriamente dita.

    ResponderExcluir
  10. No hebraico existem duas palavras yare' e arats que segundo os originais se referem expressão não temas e seus significados similares que sustentam essa tese(?). As vezes erramos em não conhecermos as Escrituras na sua origem.Que Deus nos abençoe com sabedoria e humildade e amor...

    ResponderExcluir
  11. Amém, a bíblia é o que ha de melhor, confiro sempre.

    https://www.abibliauniversal.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.