O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 21 de março de 2009

Preservação ambiental é um problema seu...

Vislumbramos hoje no mundo os efeitos negativos da interação incorreta dos homens com o meio ambiente, que há séculos vem ocorrendo.

No capítulo 1º do Livro do Gênesis, percebemos que após a criação do nosso planeta, Deus o considerou bom. Assim foi com as águas (mares, rios e lagos), com a porção seca (terra), com todas as espécies vegetais e animais. Finda cada criação, sucede-se a seguinte assertiva: “E viu Deus que era bom.”  

Em Gênesis 2.15 vemos que “... tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. Ou seja, Deus deu ao homem o direito de desfrutar de toda a Sua criação, mas ao mesmo tempo incumbiu-o de preservá-la.

Sabemos que uma das maiores preocupações da sociedade hodierna é o aquecimento global, que pode ser definida como um fenômeno climático de grande proporção, que vem ocasionando o aumento da temperatura média da superfície terrestre, o que, por conseguinte, tem acarretado o desequilíbrio climático ora visto em nosso Planeta. 

Tal anomalia é provocada pelo efeito estufa, onde o acúmulo de poluentes, como os gases derivados da queima de combustíveis derivados do petróleo formam uma espécie de “película” que acaba por dificultar a dispersão do calor, resultando no aumento da temperatura global, como se vivêssemos numa espécie de “panela de pressão”. 

Dentre as consequências do aquecimento global, podemos citar: ondas intensas de calor, escassez de água, agravamento de problemas respiratórios e surgimento de novas doenças, extinção de espécies de animais e vegetais, aumento do nível dos oceanos em razão do derretimento das calotas polares.  

Algumas medidas que devem ser adotadas para amenizar seus efeitos: evitar os desmatamentos, reduzir a emissão de gases poluidores, preservar os recursos naturais, reciclar os resíduos sólidos.  

Conforme preceitua o Artigo 225 da Constituição Federal, "Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". (grifo meu) Ou seja, a preservação ambiental cabe a mim e a você. É ordenança Divina e também nosso dever constitucional. 

E quanto mais a humanidade vai protelando sua adequação à capacidade da biosfera, mais complexo será a execução de tal mister por parte das gerações futuras. 

Pense nisso: preservação ambiental é um problema seu...

Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian

Fontes:

Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Panfleto “Aquecimento Global”, PAmb (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.